domingo, 28 de agosto de 2011

A diferença entre fé e esperança.

3. A diferença entre fé e esperança.

A maioria confunde fé com esperança. Mas as duas são muito diferentes como diz 1 Cor. 13:13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor: estes três...”

A fé esta no tempo presente e a esperança no tempo futuro. Fé é simplesmente dizer aquilo que Deus diz na sua palavra. A fé declara como já tendo acontecido no passado aquilo que se busca e a esperança sempre olha para o futuro aquilo que se anseia. As coisas pela qual a bíblia nos ensina a esperar não dependem da fé. Por exemplo, a volta de Jesus: quer creiamos, quer não, ele voltará do mesmo jeito; por isso o esperamos.

Por outro lado, aquilo que depende de fé só acontecera se ela for exercitada. Jesus disse: “Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, creia que recebereis, nem disse,espere receber, mas disse, crede que recebeste. O verbo está no passado. Para aquele que crê a promessa já é realidade realizada, e não algo para se esperar.

13 comentários:

  1. Parabéns pela mensagem, condiz com Romanos 1:19-20;Hebreus 11:1-3....

    ResponderExcluir
  2. Amem, estou preparando uma pregação sobre fé e esperança e tive um norte através de vocês.

    ResponderExcluir
  3. Isso quer dizer que eu ainda vivo pela esperança, à alguns anos já!
    Pois minha alma e meu espírito tem se arrastado para se manter de pé!

    ResponderExcluir
  4. Isso quer dizer que eu ainda vivo pela esperança, à alguns anos já!
    Pois minha alma e meu espírito tem se arrastado para se manter de pé!

    ResponderExcluir
  5. "As coisas pela qual a bíblia nos ensina a esperar não dependem da fé."

    Isto é um equívoco! O ensino bíblico me conduz exatamente ao contrário! Só temos esperança de algo vá acontecer porque temos fé que acontecerá. Temos fé porque a Palavra nos afirma;e, enquanto o fato não acontece, esperamos!

    ResponderExcluir
  6. essa mentira foi criada pela teologia da prosperidade esperança é um sentimento gerado pela fé só tem sentimento de esperança quem tem fé a fé gera esperança e a esperança gera o amor. fé esta no passado presente e futuro.

    ResponderExcluir
  7. não existe fé sem esperança e não existe amor sem esperança tanto a fé como amor esta ligado na esperança. A Esperança é a árvore da vida sem ela tudo deixa de existir tudo morre. a verdadeira esperança só existe se a pessoa tiver fé em Deus.

    ResponderExcluir
  8. Sobre os comentários acima, meu Deus, vcs deram um nó no celebro....

    ResponderExcluir
  9. "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor: estes três...”
    É notório na frase que as três palavras que foram citadas na bíblia contem vírgula,logo há em todas uma ligação mas cada uma contem seu significado (sentido) individual.

    ResponderExcluir